General Freire Gomes

“Não me envolvo com política” – Enquanto servia nas Forças Especiais do Exército Brasileiro, tive esse grande aprendizado,  na época 1986 o Capitão Freire Gomes me deu esta resposta após tê-lo informado sobre a constatação  que tive de um desmatamento irregular resultando no tráfico de madeira nobre da nossa Selva Amazônica. Na nossa cabeça de   soldado COMANDOS a resposta do Capitão teria que ser assim: -Muito bom COMANDOS, vamos lá, vamos reunir a CAC- Companhia de Ação de Comandos, nos equipar e nos lançar através de um salto livre operacional na Selva Amazônica através de uma aeronave militar em voo e eliminar esses criminosos, vamos fazer eles virarem comida de jacaré. Mas, qual a minha surpresa e o meu acordar para a realidade com a resposta do Capitão: -Ôôôh COMANDOS  Pinho, Isso é questão política, e eu jamais me envolvo com política.

Esta conversa tive em uma cantina próxima ao QG da Brigada de Infantaria Paraquedista RJ em 1989. Nesse dia, o máximo que o Capitão pôde fazer por mim foi me pagar uma coca-cola. Depois vimos nos jornais que os   políticos da região onde percebi o desmatamento já tinham conhecimento da situação, mas  não  cumpriram a devida missão que era de responsabilidade deles. Então desde aí aprendi que nossa assombrosa missão de Comandos não tem nada a ver com quem é pago para resolver problemas políticos.

Saiba mais sobre essa e outras histórias dos Kid Preto baixando aqui no site e lendo o nosso e-book “Pinhogeac O Manual dos Cria“.

Rolar para cima